PSICOLOGIA INFANTIL

A Psicoterapia com Crianças busca atender questões diversas que geram estresse emocional e interferem no dia a dia da criança. Vem como um olhar especial para aquilo que esteja atrapalhando ou dificultando o desenvolvimento normal das habilidades ou o bem-estar da criança e suas relações sociais. Sempre sendo valorizadas as potencialidades, a fase do desenvolvimento que essa criança está, se houve alguma mudança recente na rotina familiar, entre outras. Sendo necessário fazer uma avaliação para identificar quais os problemas, o que tem os causado e o que está interferindo para que as relações não estejam sendo tão positivas quanto deveriam.

A Psicoterapia com Crianças se difere da dos adultos, por partir de recursos lúdicos, ou seja, são utilizados brinquedos, jogos, livros, desenhos, jogos de “faz de conta”, personagens e histórias que estão na moda, de forma que a terapia seja acessível à linguagem dos pequenos. A psicoterapia pode ser realizada em crianças de qualquer idade. 

O trabalho com menores de idade é realizado sempre e em todas as hipóteses com a permissão de pais ou responsáveis. A primeira sessão normalmente é realizada com os responsáveis e é destinada a conhecer a criança e o adolescente. Para tanto, serão feitas perguntas sobre a história de vida do paciente, quais são as questões que o levaram para a terapia, qual a rotina familiar, entre outros.  Somente após esse primeiro contato, será realizada a sessão com a criança. 

Os pais são parte fundamental no processo terapêutico e, por esse motivo, uma vez ao mês há a necessidade de realizar um encontro para que sejam passadas informações importantes sobre o atendimento com a criança, e também um espaço para que esses responsáveis possam trazer novas informações e devolutivas sobre o trabalho que vem sendo feito.
 
Compartilhe:
© 2016 - Giovana Zaparoli Psicóloga Giovana Zaparoli Produzido por NEO Internet