LUTO NA ADOLESCÊNCIA

A adolescência, por si só, já é um momento da vida difícil, marcado pelo processo de transição, mudanças estruturais e hormonais, mas pode se tornar ainda mais singular e sofrida por um processo de enlutamento. Por não estar nem na infância e nem na vida adulta, o luto dos jovens pode se apresentar de uma maneira e com caracteristicas bastante subjetivas. Podendo ser marcado por grandes sofrimentos, e também por sentimentos confusos e complicados de explicar.

Dentro de todos os sofrimentos possíveis, é frequente observar caracteristicas de tristeza, crises de choro, mudanças no sono e alimentação, irritabilidade, dificuldades na escola, sensação de não pertencimento, entre outros...

Durante os atendimentos a dinâmica pode variar. É possível tanto a utilização dos recursos lúdicos quanto da conversa, já que os mesmos possuem um desenvolvimento maior e conseguem expressar seus sentimentos, medos e angústias por palavras.

O trabalho com menores de idade é realizado sempre e em todas as hipóteses com a permissão de pais ou responsáveis. Para tanto, serão feitas perguntas sobre a história de vida, quais são as questões que o levaram para a terapia, qual a rotina familiar, entre outros.  No caso de adolescentes, poderá ser avaliada a necessidade de um primeiro atendimento com os responsáveis, mas sempre com a permissão dos mesmos. Os pais são parte fundamental no processo terapêutico.

Ainda assim, é importante salientar a importância de um profissional qualificado para o acolhimento e acompanhamento destes jovens em um momento tão complexo da vida.

A Psicóloga possuí vasta experiência no atendimento de crianças e se especializou em Terapia e Intervenção à pessoas enlutadas. Durante sua formação foi uma das autoras do primeiro jogo para trabalhar o luto e as emoções com o público Infanto-Juvenil.

Além disso, é Co-fundadora do Insituto Sentir Campinas, que é Pioneiro em atendimento à pessoas enlutadas de Campinas, e agora possui um espaço voltado para o público!

Não deixe sua dúvida para depois, envie uma mensagem para a Psicóloga!!!
Compartilhe:
© 2016 - Giovana Zaparoli Psicóloga Giovana Zaparoli Produzido por NEO Internet