Janeiro Branco: Por que dedicar um mês à Saúde Mental?

05/01/2018
Janeiro mal começou e já veio acompanhado de uma Campanha linda que propõe o cuidado e a mobilização da população em prol da saúde mental.

Diariamente somos bombardeados com informações referentes à saúde física, como manter o corpo em forma, atividades físicas constantes, alimentação adequada, “musas e musos fitness”, geração saúde, “projeto verão”, corpos esbeltos... Mas a maioria se esquece que para que o corpo esteja saudável, a mente também tem que estar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde o termo “saúde” pode ser definido como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades” (2014). Porém, quando pensamos em saúde deixamos o psicológico de lado.

Em uma sociedade que busca o sucesso incessantemente, em que crianças são cobradas a aprenderem duas, três ou quatro línguas ao mesmo tempo, em que os jovens são expostos cada vez mais cedo à fatores de estresse, em que os adultos precisam trabalhar insanamente para manter um bom padrão de vida, como é que vamos achar tempo para pensar no nosso emocional?

Primeiramente, temos que pensar nos tabus existentes na saúde mental. Atualmente a depressão atinge cerca de 5,8% da população Brasileira, e a ansiedade cerca de 9,3% (OMS, 2015). Mesmo essas doenças afetando uma grande porcentagem da população, é considerado como “falta de esforço” dessas pessoas, como se elas pudessem escolher ter ou não Ansiedade e/ou Depressão, assim como tantas outras doenças psiquiátricas. 

Além disso, é visto como fracasso estar adoecido por esses motivos, como também, estar insatisfeito com algum aspecto da vida e se sentir triste por isso, ou só o fato de não estar feliz. Mas honestamente, quem está feliz o tempo todo?

Sendo assim, foi necessário a criação de uma campanha nacional que valide o cuidado com a saúde mental, que proponha a inclusão da saúde psíquica na saúde geral. Que legitime o sofrimento psíquico como algo que precisa ser tratado, pensado e conversado!

Vamos pensar na nossa saúde mental assim como pensamos na saúde do nosso corpo, vamos cuidar dos nossos sentimentos, vamos nos atentar se o nosso físico adoecido pode ser reflexo de uma saúde mental fragilizada, vamos frequentar os profissionais da saúde mental, tão quanto os médicos do corpo.

Vamos validar nossas emoções, sentimentos, vamos procurar ajuda para nossas fragilidades emocionais, vamos fazer terapia se for necessário, vamos procurar psiquiatras caso necessário. Saúde mental é coisa séria e você merece o melhor cuidado, por esse motivo procure sempre profissionais capacitados e cadastrados em seus conselhos de classe.

Psicóloga Giovana Zaparoli – CRP:06/130331
Compartilhe:
© 2016 - Giovana Zaparoli Psicóloga Giovana Zaparoli Produzido por NEO Internet