A psicologia e o adoecimento.

24/01/2017 A psicologia e o adoecimentoO momento pelo qual o indivíduo adoece, vem acompanhado, de mudanças em relação ao seu corpo, ao seu trabalho, consigo mesmo, com suas relações sociais e com o mundo, acarretando em repercussões psicológicas, tanto para o adoecido quanto para sua rede social e familiar. Tais repercussões emocionais podem aparecer em maior ou menor intensidade devido à maneira com que o indivíduo vê a doença, às chances de cura e às experiências anteriores que vivenciou.

O adoecer faz com que os indivíduos voltem sua atenção para o problema, como se a doença fosse o eixo principal de sua vida, de forma que tudo o que a pessoa vive retoma ao pensamento da perda da saúde. (Simonetti, 2013). Apesar de cada indivíduo lidar com o adoecimento de uma maneira subjetiva, é frequente a ocorrência de perturbações emocionais, como a ansiedade e a depressão.
Tais reações emocionais são originadas, principalmente, pela “incerteza em relação ao futuro, o sofrimento e dor física, a dependência, a perda de controle sobre os acontecimentos, os efeitos secundários dos tratamentos, a recorrência da doença e os problemas da separação e da morte”. (p. 02, Cardoso et.al., 2009)

A Psicologia Hospitalar e da Saúde tem como principal função acolher e compreender todo o sofrimento causado pelo adoecimento, focando na maneira pela qual o sujeito vivencia o seu estado de saúde ou doença, principalmente ao levar em conta os fatores sociais, culturais e ambientais. Valorizando as suas relações internas e sociais, seus projetos de vida, comportamentos, entre outros.

Sendo assim, a psicologia pode trazer benefícios para os indivíduos que estão passando pelo processo de adoecimento, facilitando para este consiga conversar e abordar questões tão difíceis que afloram quando passamos por um momento de fragilidade. Além disso, familiares, cônjuges, amigos próximos, podem também estar sofrendo com este adoecimento, e necessitar de apoio para enfrentar o adoecimento do ente querido.

Referencias utilizadas:
Cardoso G, Luengo A, Trancas B, Vieira C, Reis D.. Aspectos Psicológicos do Doente Oncológico, Revista do Serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE. Psilogos; [periódico online] 2009
Simonetti A. Manual de Psicologia Hospitalar: o mapa da doença.Casa do Psicólogo, 7 ed., 2013.
Compartilhe:
© 2016 - Giovana Zaparoli Psicóloga Giovana Zaparoli Produzido por NEO Internet